O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que os arquivos da época da ditadura militar estão sendo abertos no 'momento certo'. Ao conceder uma rápida entrevista depois de dar posse ao novo secretário especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, Lula disse que havia muitas informações a serem processadas e destacou o trabalho da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e até do ex-ministro José Dirceu para a transferência dos arquivos para o Arquivo Nacional.
Perguntado se essa decisão era um avanço em relação ao governo anterior, Lula evitou criticar Fernando Henrique Cardoso, ao contrário do que costuma fazer, afirmando apenas que era uma sequência de fatos ao longo da História do país.
- Só podia ser aberto quando a gente estivesse preparado para abrir. É muita coisa para você prestar informação para a sociedade. A Dilma fez no momento certo. O Zé Dirceu já tinha trabalhado. É a sequência de tudo que vem acontecendo no Brasil desde a proclamação da República. Cada dia vai acontecendo uma coisa e a somatória das coisas vai melhorando a vida (das pessoas) - disse Lula.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode