Em seu primeiro comentário sobre as novas versões apresentadas pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo publicitário Marcos Valério Fernandes para justificar o escândalo financeiro envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que não tem mais responsabilidade pelas atitudes do partido.
Em entrevista concedida a uma rede de TV francesa exibida com exclusividade no Fantástico, Lula ressaltou que não participa mais das decisões do partido.
"Já faz tempo que eu deixei de ser presidente do PT. Fui presidente do PT durante três anos, mas depois que eu virei presidente da Republica, eu não pude mais participar da direção do PT, não pude mais participar da reunião do diretório do PT".
Segundo o presidente, o partido ficou fragilizado porque muitos quadros foram afastados da direção para participar do governo. Ele também ponderou que "o que a direção do PT fez é o que é feito no Brasil sistematicamente", mas não deixou de condenar a atitude dos dirigentes que, segundo os últimos depoimentos, montaram um 'caixa 2' para financiar as campanhas eleitorais.
"Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo", avaliou.
O presidente também foi enfático ao defender a verdade como melhor alternativa para resolver os problemas.
"Trabalhar com a verdade é muito melhor. A desgraça da mentira é que você, ao contar primeira, passa a vida inteira contando mentiras para justificar a primeira que você contou", disse o presidente.
Deixe sua opinião