Guarujá - Sem a aglomeração de curiosos e de jornalistas, como ocorreu nas cinco vezes anteriores em que descansou no Forte dos Andradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da mulher Marisa Letícia, dos filhos, noras e netos, teve ontem o seu segundo dia de férias em Guarujá, no litoral paulista. De acordo com fontes do Planalto, a reserva foi feita para a família até o próximo dia 18. A hospedagem no forte é um privilégio de autoridades e seus familiares e não vale para ex-presidentes, sendo permitida apenas com o convite de alguém autorizado. No caso de Lula, o convite teria sido feito pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Mas a informação de qual autoridade teria convidado o ex-presidente só foi divulgada ontem. Na quarta-feira, quando Lula já estava no forte, o Exército havia emitido nota dizendo que não poderia informar naquele dia de quem havia partido o convite,. Isso levantou a suspeita de que o ministro Jobim só veio a "oficialmente" convidar Lula para que o caso não caracterizasse desvio das normas de hospedagem no forte.
Nem um representante da imprensa teve acesso ao local onde a família de Lula está hospedada. Pela manhã, um fotógrafo da Folha de S. Paulo, que tentou captar imagens da Praia do Monduba, onde fica a fortaleza, teve o seu equipamento de trabalho apreendido por dois guardas que apareceram em um bote. Nos anos anteriores, os repórteres fotográficos que tentavam fotografar o então presidente eram impedidos da mesma forma.
Depois de três dias de fortes chuvas na região, ontem o sol apareceu, para entusiasmo de toda a família e, principalmente do filho do ex-presidnte, Lulinha. Na terça-feira, ele anunciou no Twitter a chegada da família ao forte. "Aeeeee saiu um solzinho aqui em Guarujá...com direito a banho de mar... são os Lulas voltando ao seu habitat normal rs rs rs". Mais tarde, em outra mensagem, Lulinha afirmava: "Mas como assim? Dormi estava sol, acordei e está chovendo! dilemas de Guarujá."
Até o início da noite de ontem, Lulinha não havia postado qualquer mensagem no Twitter, provavelmente por estar aproveitando a chegada do sol no local preferido pela família. A última vez em que Lula esteve na área da 1.ª Brigada de Artilharia Antiaérea foi em janeiro do ano passado, ocasião em que a frente do quartel era invadida por curiosos que queriam a todo o custo falar com o presidente, deixando bilhetes e presentes nas mãos dos soldados da sentinela.
Lula e a família costumavam se hospedar, durante o mandato dele como presidente, em bases militares à beira-mar, para ter o privilégio de desfrutar de praias privadas. No ano passado, o ex-presidente passou as férias na Base de Aratu, em Salvador, Bahia.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França