O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta segunda-feira (25), a obra de recuperação do Quarteirão Leite Alves, que abrigará o primeiro campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no município baiano de Cachoeira. A universidade funciona atualmente em vários prédios alugados.

CARREGANDO :)

O presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanharam Lula.

Na cerimônia, o presidente criticou governos anteriores. "Se os governantes que vieram antes de mim tivessem tido juízo e não tivessem permitido que as casas e as igrejas se deteriorassem, a gente não precisava estar fazendo restauração", afirmou.

Publicidade

Ele afirmou que o governo está levando universidades federais para o interior do país "para evitar que as populações mais pobres vivam peregrinando de cidade a cidade atrás de uma vaga" e citou que o governo está fazendo 98 campus avançados no país.

"Com a universidade, a gente vai levar funcionários, vai levar educadores, vai começar a levar empresas. É a possibilidade de nós desenvolvermos o país de forma descentralizada."

Segundo informações do governo federal, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB foi projetado para funcionar em prédios históricos como o Quarteirão Leite Alves. O centro conta com 52 professores, 12 funcionários e mais de 500 estudantes nos cursos de ciências sociais, cinema e audiovisual, jornalismo, História, museologia e serviço social.

Foram construídos dois pavimentos, uma biblioteca, 23 salas de aula, três laboratórios, sala de informática, sala de vídeo, auditório, espaço de convivência, praça de alimentação, uma subestação de energia elétrica e um laboratório.

Publicidade