Se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, venceria no primeiro turno, com 48% dos votos. O candidato Geraldo Alckmin, do PSDB, teria 19% dos votos, revela a pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria.

CARREGANDO :)

Com a saída de Antony Garotinho da disputa eleitoral, o desempenho de Lula na simulação de intenção de voto estimulada melhorou em relação às pesquisas anteriores. Em dezembro de 2005, Lula tinha 32% das intenções de voto. Esse percentual subiu para 43% em março de 2006 e atingiu 48% em junho.

Geraldo Alckmin tinha 20% das intenções de voto em dezembro, caiu para 19% em março e manteve o mesmo percentual em junho. A senadora Heloisa Helena (PSOL), que tinha 7% dos votos em dezembro de 2005, caiu para 5% em março e manteve o mesmo percentual em junho. Os votos brancos e nulos atingiriam 12% e o número de eleitores que não sabiam em quem votar ou não quiseram opinar ficou em 12%.

Publicidade

De acordo com a pesquisa CNI-Ibope, Lula é o candidato que tem o menor índice de rejeição. Entre os entrevistados, 28% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição de Geraldo Alckmin é de 34% e a de Heloisa Helena chega a 36%. Além disso, 69% dos eleitores dizem que conhecem bem o presidente Lula, enquanto que 20% disseram conhecer bem o candidato do PSDB. Apenas 8% dos eleitores afirmaram que conhecem bem Heloisa Helena. A informação é do site da CNI.