O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita de meia hora ao vice-presidente José Alencar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (11). Ele chegou às 17h35 e saiu às 18h05 de helicóptero. Lula não falou com a imprensa.
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe médica que cuida do vice-presidente, Lula viu o final do jogo em que a Espanha se sagrou campeã da Copa do Mundo com Alencar, e os dois conversaram sobre a partida. "Eles bateram papo e viram o jogo. Ficaram conversando sobre o jogo", diz Kalil.
O médico afirmou que o estado de saúde do vice-presidente é estável. "Ele está tranquilo, conversando", diz o médico. Alencar deve ter alta da UTI entre segunda e terça-feira e deve sair do hospital entre quarta e quinta-feira, de acordo com Kalil.
Alencar está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde quarta-feira (7). Naquele dia, ele havia passado por uma sessão de quimioterapia, chegou a ser liberado, mas retornou com quadro de hipertensão. No hospital, ele passou a apresentar sintomas de problemas cardíacos.
Após exames iniciais, os médicos detectaram a necessidade de um cateterismo, realizado na manhã deste domingo.
Em boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, por volta das 13h deste domingo, a equipe médica diz que o vice-presidente foi submetido a uma "cineangiocoronariografia", que é o cateterismo, onde foi detectada "obstrução grave na artéria descendente anterior".
O cateterismo ao qual Alencar foi submetido serve para verificar se há obstrução das artérias coronárias. Esse exame é feito por meio da introdução de um cateter que libera um contraste. Com o contraste, é feita uma espécie de raio-x em tempo real, o que pode revelar se há algum tipo de obstrução.
Após o cateterismo, conforme o boletim, foi realizada uma angioplastia com colação de stent (espécie de aparelho para alargar a veia) "com sucesso".
De acordo com o cardiologista Kalil, após a colocação do stent, Alencar não precisará de cuidados especiais, além daqueles que já adota como rotina há cinco anos. O médico informou que o vice-presidente já tem um stent em outra área do coração.
O vice deve voltar a fazer quimioterapia na terça-feira ou na quarta-feira, segundo Kalil. "Tudo está seguindo desntro do esperado", disse o médico no final da tarde deste domingo.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Governo publica MP que proíbe taxar Pix e o equipara ao pagamento em espécie