O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deflagrou nesta sexta-feira (6) sua campanha entre os deputados do Nordeste, no primeiro grande evento da campanha pela reeleição. Após passar pelo Rio Grande do Norte, onde se encontrou com o governador Robinson Faria (PSD) e alguns deputados, Maia reuniu três ministos e quase 30 deputados em um almoço no Recife. Oficialmente, o deputado ainda não admite ser candidato.
A maioria dos deputados que participaram do almoço em Recife eram da bancada pernambucana, mas também estiveram presentes parlamentares de outros quadro estados do Nordeste (Paraíba, Piauí, Bahia e Ceará). O evento contou ainda com a participação de três dos quatro ministros pernambucanos: Mendonça Filho (Educação), que é do mesmo partido de Maia, o tucano Bruno Araújo (Cidades) e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, do PSB.
Maiores partidos do Centrão terão encontro com o Planalto para fechar apoio a Maia
Leia a matéria completaO almoço reuniu deputados das principais legendas, inclusive dos partidos dos três adversários de Maia na disputa de fevereiro: o PTB, do líder Jovair Arantes (PTB-GO), o PSD, do líder Rogério Rosso (PSD-DF) e o PDT, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), candidato da oposição. Estavam presentes deputados do PMDB, PSDB, DEM, PSB, PSD, PTB, PDT, PCdoB, PHS e PT do B.
Estavam ausentes os dois deputados pernambucanos do PP, Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro. Segundo parlamentares presentes, os que discursaram mostraram apoio e a força da candidatura do atual presidente da Casa, embora o próprio Maia venha repetindo publicamente que não é candidato e que está amadurecendo sua candidatura.
“O significativo disso é que ele fez uma espécie de encontro do Nordeste. Estive lá por uma questão de civilidade, mas voto no André (Figueiredo). Agora, estou impressionado com a força da candidatura dele: quantidade de ministros presentes, de parlamentares em férias e os discursos de apoio no evento”, relatou Silvio Costa (PTdoB- PE).
Ao falar, Rodrigo afirmou que assumiu num contexto singular, num mandato-tampão, e que, por isso, teve que ficar muito limitado à agenda nacional.
“A candidatura do Rodrigo está consolidada, e o risco hoje é mínimo. O almoço foi uma demonstração de muita força com a presença de todos os deputados”, disse um participante do evento.
Estigmatizado e dividido sobre comando da Câmara, Centrão rejeita a própria “alcunha”
Leia a matéria completa- ‘Se tem excessos, vamos corrigir’, afirma Maia sobre reforma da Previdência
- Temer diz a pré-candidato que Planalto não tem favorito para eleição na Câmara
- Maia diz que sua candidatura ao comando da Câmara está começando a ficar madura
- ‘Reeleição de Maia vai gerar instabilidade’, diz líder do PSD na Câmara
De acordo com participantes, estavam presentes 20 dos 25 deputados pernambucanos, quatro da Paraíba, dois do Piauí, um da Bahia e um do Ceará. Os ministros sustentaram, entre os deputados, que estavam presentes por uma questão de civilidade, já que são do estado. O líder em exercício do PSB, Tadeu Alencar, que coordenou o almoço, ao falar no evento disse que a bancada ainda não se definiu. Jarbas Vasconcelos elogiou Maia.
Maia manterá a agenda de viagens. A próxima parada será Alagoas, onde se reunirá com o governador Renan Filho e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A presença no estado vai ocorrer porque deputados não ligados a Renan também estão pedindo encontro.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião