A maioria dos eleitores ouvidos pela Paraná Pesquisas acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não será preso em decorrência das investigações da operação. Esse foi um dos questionamentos que fazem parte de um levantamento nacional sobre a percepção dos brasileiros com relação à Lava Jato e seus desdobramentos. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (8), 63,1% dos de 2.022 eleitores ouvidos disseram não acreditar que Lula vá parar atrás das grades.
INFOGRÁFICO: Veja os números da pesquisa
O índice é pouco menor do que o apontado em levantamento semelhante, de agosto de 2015. Na ocasião, 66,3% dos entrevistados responderam afirmativamente à pergunta “o ex-Presidente Lula acabará sendo preso nas investigações que estão ocorrendo contra ele?”.
Desta vez, 23,7% dos eleitores cravaram que sim, Lula vai ser preso. Outros 9,5% responderam talvez; enquanto 3,7% não souberam ou não responderam.
Livre, mas não inocente
Por outro lado, 68,2% dos ouvidos para a pesquisa consideraram como verdadeiros todos os fatos que vêm sendo apurados na Lava Jato e que caem em cima de Lula e da família dele.
No último mês de janeiro, o cerco ao entorno do ex-presidente ficou ainda mais fechado, pois houve a divulgação de indícios de que um triplex da construtora OAS – uma das construtoras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras – teria sido reservado à família de Lula em um prédio no Guarujá, litoral de São Paulo. Na sexta-feira, a Polícia Federal levou o petista para prestar depoimento coercitivamente devido às investigações que correm contra ele.
Na contramão, a pesquisa mostra que 18% dos entrevistados acham o contrário: que, na verdade, as investigações são uma perseguição contra o ex-presidente. A essa pergunta, 13,7% dos ouvidos não souberam responder.
PT não é culpado por tudo
“Você considera que o PT, ou seja, o Partido dos Trabalhadores, é o único partido culpado pelos escândalos envolvendo a Lava Jato e a Petrobrás?”, foi outra pergunta feita durante as entrevistas. A resposta veio da maioria dos entrevistados. Ao todo, 77,3% não acreditar na culpa exclusiva.
Já o universo dos entrevistados que acreditam que o PT carrega sozinho a culpa pelos escândalos de corrupção apurados na Lava Jato é de 20,1%. Outros 2,6% não souberam responder.
Metodologia
O levantamento de opinião do Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.022 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais em 160 municípios de 24 estados do país, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A margem de erro estimada da pesquisa é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento