A segurança do Papa Bento XVI em Aparecida será feita por 3.500 homens, dos quais 1.600 são do Exército. A operação foi batizada de 'Arcanjo' e divulgada nesta quinta-feira em Caçapava, a 120 km de São Paulo. O Exército já fez o reconhecimento da região de Aparecida e está ajudando também nas obras de reforma da cidade. Todos os pontos por onde Bento XVI passará foram estudados.

CARREGANDO :)

Exército ajuda nas reformas em Aparecida para a visita do papa A segurança pessoal do Papa será responsabilidade do Vaticano e da Polícia Federal. O Exército fará a segurança em torno da Basílica Nacional e da Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, que será visitada por Bento XVI.

O comandante da operação, General Floriano Peixoto Vieira Neto, afirmou que o controle do fluxo de pessoas e de carros começa na sexta-feira, 11 de maio. Neste dia, será Bento XVI fará em São Paulo a missa de santificação do Frei Galvão, no Campo de Marte. Os padres da Renovação Carismática, como o padre Marcelo Rossi, farão um show depois da missa. O dia 11 de Maio poderá ser feriado nacional se aprovado a tempo pela Câmara.

Publicidade

Em seguida, segue de helicóptero para o Santuário de Aparecida, onde deve chegar por volta de 18h30m. No dia seguinte, ele deixa o Seminário Bom Jesus, onde ficará hospedado, e segue em um carro blindado para a Fazenda Esperança, o centro de recuperação de dependentes químicos de Guaratinguetá.

Soldados vão monitorar o trajeto de 30 quilômetros. A volta será pela cidade de Potim. Na manhã de domingo, Bento XVI vai de papa-móvel do seminário ao Santuário Nacional, onde celebrará uma missa. Em todos os percursos, a preocupação do comando é com a grande concentração de pessoas. Mais de 500 mil são esperadas.

- É um esquema de segurança bem rigoroso porque estamos tratando de uma personalidade que tem duplo significado. Ele é um chefe de estado e, além disso, é a autoridade máxima do catolicismo. Entretanto, isso não quer dizer que a população ficará afastada. Estamos trabalhando em cima de um princípio muito claro, muito definido, que é o princípio da visibilidade. Então a intenção é que todos os fiéis, todas as pessoas, possam ver a Sua Santidade - explicou o General Peixoto.