Um grupo de aproximadamente 150 servidores públicos municipais de Curitiba realizou, na manhã desta segunda-feira (5), um protesto na Câmara de Vereadores, no Centro da Capital. A manifestação ocorreu no mesmo dia da votação da Lei Orgânica do município.
De acordo com a diretora jurídica do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), Irene Rodrigues, o protesto dos servidores ocorreu por causa das mudanças na Lei Orgânica para a reposição salarial dos funcionários públicos. "Com a alteração os servidores podem não mais receber aumento salarial superior à inflação", afirmou.
O grupo de manifestantes também era formado por servidores da área de saúde que buscam mudanças na jornada de trabalho de 40h para 30h semanais.
Por volta das 11h, os manifestantes seguiram em passeata em direção à prefeitura de Curitiba, com um trio elétrico. Eles seguiam por ruas do Centro da cidade em direção à Praça Tiradentes e depois à Prefeitura.
Os vereadores começavam a sessão de votação da Lei Orgânica de Curitiba por volta das 11h. O projeto foi aprovado instantes depois.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad