O ex-ministro das Relações Institucionais Walfrido Mares Guia, que entregou carta pedindo afastamento do cargo nesta quinta-feira (22), já havia ocupado o cargo de ministro do Turismo no primeiro mandato presidencial de Luiz Inacio Lula da Silva.
Nascido em 24 de novembro de 1942, em Santa Bárbara (MG), Mares Guia formou-se em engenharia química e administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, o ex-ministro fundou, junto com o irmão e mais três amigos, o curso pré-vestibular Pitágoras, que se tornou a terceira maior rede privada de ensino do país.
Foi secretário municipal de Planejamento de Belo Horizonte e secretário estadual de Educação no governo de Hélio Garcia (1991-94) e, em 1994, se elegeu vice-governador de Minas Gerais na chapa de Eduardo Azeredo (PSDB), acumulando os cargos de secretário do Planejamento e a Coordenação-Geral do estado.
Irregularidades
Mares Guia é acusado pela Procuradoria-Geral da República de ter cometido irregularidades na campanha de 1998, na tentativa de reeleição do então governador e hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB). Azeredo perdeu a eleição para o ex-presidente Itamar Franco.
Segundo relatório da Polícia Federal, o ex-ministro teria levantado recursos ilegais para a campanha de Azeredo e trabalhado como arrecadador. Mares Guia sempre negou irregularidades, alegando que era apenas o vice-governador e não tinha papel de coordenador da campanha.
Em 1998, ele elegeu-se deputado federal pelo PTB e assumiu a primeira vice-presidência da Câmara entre 1999 e 2000.
Deixe sua opinião