O médico Mário Mamede é o novo ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos. O governo devolveu o status de ministério à secretaria e manteve Mamede à frente do cargo. A nomeação está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Mamede está no governo Lula desde o início e foi secretário adjunto na gestão de Nilmário Miranda. A secretaria será reestruturada, ganhando autonomia para atuar e volta a ser vinculada à Presidência da República.
Ao tirar da secretaria o status de ministério, uma medida provisória de julho deste ano transferiu suas competências e atribuições para a Secretaria-Geral da Presidência da República, comandada pelo ministro Luiz Dulci. Foi o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro dia de seu mandato, em 1º de janeiro de 2003, quem havia transformado a secretaria em ministério.
Por causa do rebaixamento da secretaria, o governo foi criticado por organizações não-governamentais e por parlamentares do PT que atuam na defesa dos direitos humanos. A deputada Iriny Lopes (PT-ES), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, liderou o movimento para devolver à secretaria o poder de ministério.
Deixe sua opinião