O nome do líder do governo no Congresso, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), é apontado como favorito para o lugar de Wagner Rossi no Ministério da Agricultura. O nome foi confirmado por lideranças do PMDB que se encontram reunidas com o vice-presidente Michel Temer para discutir a sucessão de Rossi, que pediu demissão no final da tarde.
Caso o PMDB bata o martelo pelo nome de Mendes, essa escolha teria de ser levada à presidente Dilma Rousseff. Mendes não tem experiência na área de agricultura. No entanto, tem a simpatia de Dilma. Foi um dos únicos peemedebistas a fazer campanha pra ela no Rio Grande do Sul.
A escolha de Mendes Ribeiro resolveria várias equações políticas com a saída de Rossi, que era apadrinhado por Michel Temer. Em primeiro lugar, abriria vaga na Câmara para o suplente Eliseu Padilha (PMDB-RS). Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Padilha é amigo de Temer e integrante da Executiva do PMDB.
Além disso, a vaga do ministério continuaria com o PMDB da Câmara e ficaria aberto o cargo de líder do governo no Congresso que poderia ser negociada. O PMDB do Senado estava de olho nessa vaga.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião