O deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB) está confiante na confirmação para assumir o cargo de ministro da Agricultura e já foi parabenizado por políticos antes mesmo de qualquer anúncio oficial. Um pronunciamento é aguardado para esta terça-feira (20) pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. Na noite de segunda (19), o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), entregaram a Lula uma lista com nomes de sete peemedebistas.
A lista foi entregue após a desistência de Odílio Balbinotti (PMDB-PR), que responde a processo acusado de falsidade ideológica por uso de "laranjas" em transações financeiras. Além de Stephanes, a lista é composta pelos deputados Eunício Oliveira (CE), Fernando Diniz (MG), Moacir Micheletto (PR), Tadeu Filipelli (DF), Valdir Colatto (SC) e Waldemir Moka (MS).
"Recebi muitos comunicados esta manhã que me deram como certo no ministério. O Renato Adur (presidente do PMDB-PR) já me ligou, o Mercadante (senador pelo PT-SP) já me ligou, até o Lupion (deputado federal pelo PFL-PR) me ligou. Mas eu estou esperando que o presidente Lula ou Michel Temer oficializem isso na televisão", afirma. Stephanes demonstrou bastante ansiedade. "Estou esperando que seja agora, tenho ótimos sinais. Estou muito ansioso. Temos tudo para o Paraná criar um bom ministro, tanto quanto o Brasil", diz.
O deputado aguarda o anúncio oficial em Curitiba e deve seguir para Brasília se for confirmado o novo ministro da Agricultura do governo Lula. Reinhold Stephanes é economista e foi ministro de Ernesto Geisel (1974-1979), Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Conheça a biografia completa.
Mais informações em breve
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”