A pré-candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República ganhou um reforço nesta segunda-feira (19).
O secretário de Finanças do partido na capital paulista, Dalmo Viana, membro da juventude nacional, lançou o movimento "Por um Brasil socialista", que defende o nome de Ciro na disputa pelo Palácio do Planalto.
O PSB ainda não decidiu se manterá a candidatura do deputado ou se apoiará a pré-candidata do PT, a ex-ministra Dilma Rousseff. Ciro chegou a ser cotado para disputar o governo paulista numa aliança com o PT no estado. Numa sinalização aos petistas, o deputado transferiu o domicílio eleitoral para São Paulo, mas insistiu na candidatura à Presidência.
"Somos contrários à ausência de candidatura à Presidência e não ficaremos inertes ante uma postura contrária a este propósito", diz trecho do manifesto, assinado por diversas lideranças do PSB em São Paulo. O texto está disponível num link da página que Ciro mantém na internet, de onde o deputado tem pressionado o partido por sua candidatura com artigos publicados recentemente. No último, ele afirmou não entender o que o partido quer dele.
De acordo com Dalmo Viana, o objetivo do movimento é levar a discussão sobre a candidatura de Ciro para as bases do partido. Ele afirma que, internamente, a militância deseja a candidatura própria. "Queremos levar o partido à reflexão. Vamos dar a legitimidade para o povo escolher. Se o povo escolher os outros dois e não o Ciro, tudo bem, é uma escolha legítima do povo. Aí, no segundo turno, o partido vai ter a decisão de escolher dar ou não sustentação ao projeto do governo Lula", afirma Dalmo Viana.
Reforma tributária pode aumentar impostos e tirar competitividade de pequenas empresas
Diário de soldado norte-coreano traz táticas macabras da guerra na Ucrânia
Resolução pró-aborto é ilegal e inconstitucional, afirma associação de juízes
Frases da Semana: “Eu sou um amante da democracia, não sou marido”