• Carregando...

O Ministério Público (MP) do Paraná divulgou, nesta sexta-feira (8), uma lista com o nome de 333 políticos paranaenses com ficha suja que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. Ao todo são 65 candidatos a prefeito, 19 concorrendo a vice-prefeito e 228 disputando uma vaga de vereador em 85 cidades do estado. O MP pediu na Justiça Eleitoral a impugnação das candidaturas destes políticos. Na quarta-feira (6), porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou as candidaturas dos "fichas-sujas".

Nove dos 11 ministros do STF votaram contra a ação protocolada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que pedia que os candidatos condenados em primeira instância fossem impedidos pela Justiça de disputar as eleições. A decisão do STF manteve a validade da Lei de Inelegibilidade, seguindo a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que apenas candidatos condenados em última instância poderão ser impedidos de disputar as eleições.

Dos "fichas-sujas" no estado, 107 tiveram o pedido de impugnação da candidatura feito pelo MP por responderem ações criminais ou de improbidade administrativa na Justiça. Estes candidatos ainda não tiveram condenação definitiva e, seguindo a decisão do STF, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve liberar as candidaturas.

Outros 46 candidatos, porém, já possuem condenação criminal definitiva. Onze concorrem ao cargo de prefeito, quatro a vice-prefeito e 31 a vereador. A estes políticos deve ser aplicada a Lei da Inelegibilidade e eles podem ter as candidaturas impugnadas. Os demais candidatos "fichas-sujas" têm problemas com contas rejeitas, quitação eleitoral, deficiências no registro eleitoral, mas também não tiveram condenação definitiva.

No município de Iretama, localizado na região Central do estado, os dois candidatos que disputam a prefeitura aparecem na lista. Segundo o relatório do MP, os políticos tiveram contas públicas de gestões anteriores rejeitadas. Sete candidatos que concorrem a Câmara Municipal também estão relacionados. A cidade campeã de candidatos "fichas-sujas" é Maringá, no Noroeste do estado. Três concorrentes à Prefeitura e 14 à Câmara estão na lista.

Nenhum candidato a prefeito de Curitiba foi listado. Já entre os vereadores que buscam uma vaga na capital, dez são citados pelo MP.

Veja a lista completa dos candidatos ficha-suja no site do Ministério Público.

Qual a sua opinião sobre a divulgação da lista com os "fichas-sujas"? A relação ajuda na escolha do eleitor? Deixe seu comentário no formulário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]