O Ministério Público Federal protocolou nesta sexta-feira na Justiça Federal de Brasília uma ação civil pública por supostos atos de improbidade administrativa contra o deputado José Dirceu (PT-SP), seu filho José Carlos Becker, o Zeca Dirceu, e Waldomiro Diniz da Silva, ex-chefe da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Casa Civil. Os procuradores da República Luciano Rolim, Michele Rangel de Barros, Anna Carolina Resende de Azevedo e Eliana Pires Rocha assinam a ação.
A investigação na Procuradoria da República no Distrito Federal iniciou-se em 27 de abril de 2004 e teve por objetivo identificar o suposto favorecimento da Casa Civil ao filho do então ministro da Casa Civil durante o ano de 2003 e início de 2004. Na ação, os procuradores afirmam que comprovaram que Dirceu montou dentro da Casa Civil uma estrutura destinada a favorecer seu filho na obtenção de recursos federais destinados aos projetos de saneamento básico, melhoria sanitária e de programas para geração de renda que envolviam municípios do noroeste paranaense, base eleitoral de Zeca Dirceu. Segundo o MP, toda essa atuação dentro da Casa Civil teria sido montada para alcançar o projeto político de eleger Zeca prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR).
O MP sustenta na ação que servidores da Casa Civil fizeram pressão para apressar a tramitação das emendas. Com isso, alguns convênios para liberação dos recursos teriam sido assinados antes mesmo da apresentação do detalhamento dos projetos. As emendas apresentadas ao longo de 2003 somam R$ 1,431 milhão. Eram verbas destinadas a projetos de saneamento básico e de geração de renda, entre outros projetos sociais.
Zeca Dirceu acusou o procurador da República Luciano Gomes Rolim de processá-lo com fins políticos. Em nota, afirmou ter estranhado o fato de a investigação ter durado mais de dois anos e disse que ficou claro o objetivo de relacionar os fatos à crise política nacional.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião