Na terça-feira (28), a corte do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) decidiu que o PT-PR deverá ser punido com perda de horário para inserções na televisão por causa de propaganda irregular. Essa é a segunda decisão que prevê multa à sigla nos últimos 30 dias. O motivo é uma série de trechos que foram veiculados em outubro de 2013, que foram contestadas pelo comitê local do PSDB.

CARREGANDO :)

Os tucanos promoveram duas ações questionando críticas feitas ao governo do estado, comandado por Beto Richa. De acordo com as representações apresentadas ao TRE-PR, as falas possuem cunho de propaganda eleitoral antecipada. As ações foram julgadas procedentes.

As duas ações foram feitas porque o partido entende que dois programas veiculados ferem a legislação. O primeiro deles foi veiculado no dia 07 de outubro. No dia seguinte o PSDB entrou com ação e o relator definiu que alguns trechos teriam de ser retirados. O PT então editou os vídeos e voltou a veicular o vídeo no dia 28 de outubro, quando o PSDB entrou com a segunda ação.

Publicidade

A decisão com relação ao vídeo veiculado no dia 28 de outubro saiu há duas semanas. O PT foi punido com a cassação do tempo de 17 minutos e 30 segundos das inserções regionais. O tempo da punição corresponde a cinco vezes o tempo usado de forma irregular.

Na última terça-feira, saiu os votos que dizem respeito à primeira ação. De acordo com os advogados das partes, a votação da Corte já foi finalizada, mas ainda será lavrada antes de ser publicada oficialmente.

Na propaganda que é alvo de discussão, há depoimentos dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), dos deputados estaduais Tadeu Veneri e Toninho Wandscheer e dos deputados federais Ângelo Vanhoni e Doutor Rosinha sobre a gestão do governo estadual.

Defesa

Os advogados do PT informam que vão recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e há otimismo com relação a defesa. De acordo com o grupo, duas outras ações semelhantes correm em âmbito nacional e no estado de São Paulo. Em uma delas, a decisão do TSE foi favorável ao PT.

Publicidade

2014

Caso sejam punidos, não há definição sobre quando a multa deve ser conduzida. As inserções regionais do PT, marcadas para maio de 2014, já foram revogadas por causa de outra ação, de 2011. No entanto, o partido também recorre no TSE para tentar reaver o tempo de propaganda neste ano.