O deputado federal Indio da Costa (DEM), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), criticou no Twitter a candidata do PT, Dilma Rousseff. Após ter chamado Dilma de ateia, ele foi questionado por leitores e explicou que respeita todas as crenças e religiões, inclusive os ateus.
A polêmica começou com uma postagem do deputado criticando uma afirmação de Dilma em seu primeiro comício público. Na noite de sexta-feira (16), em palanque no Rio de Janeiro, ela fez elogios ao seu vice, Michel Temer (PMDB), e disse que ele não era um colega de chapa improvisado.
No fim da noite de sexta, Indio rebateu a petista pelo microblog. "Candidata do PT diz que eu caí do céu na chapa do @joseserra_ Para uma atéia (sic), deve ser duro ter um adversário que cai do céu", disse.
O G1 procurou os coordenadores da campanha de Dilma e não obteve contato. No Twitter, as afirmações de Indio não foram tinham sido comentadas pelos líderes do partido. Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, em 21 de abril, a candidata disse acreditar em uma "força superior" que pode ser chamada de Deus. Ela disse também acreditar na "força dessa deusa mulher que é Nossa Senhora".
Repercussão
A afirmação de Indio foi criticada por leitores e o vice de Serra explicou que respeita "profundamente todas as crenças e opções". Na mesma postagem, o candidato a vice colocou em dúvida o posicionamento religioso da petista. "Ela lá é que dissimula sobre religião."
Perguntado por outro internauta se o correto era ter religião, o deputado fez nova crítica à adversária. "O correto é assumir o que você é. Ela nem consegue olhar nos olhos do eleitor. Esfínge (sic) do pau oco." A esfinge é uma figura que no Egito faraônico era erguido para guarda de santuários e túmulos. Na Grécia antiga, o monstro mitológico com corpo de mulher e cabeça de mulher propunha um enigma aos viajantes.
Para uma leitora, que disse ter percebido "uma certa hostilidade com os ateus" nas mensagens do deputado, Indio disse que todos os grupos merecem respeito. "Se ela assumisse, como você, também mereceria. Mas a petista dissimula até nisso."
Em seus comentários, ele também fez uma avaliação do primeiro comício de Dilma, que foi acompanhada pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva. "Hoje foi mais um espetáculo triste, na Candelária. Um fracasso."
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta