• Carregando...

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou nesta quinta-feira (15) ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Indio da Costa (DEM), candidato a vice-presidente da República na chapa de José Serra (PSDB). Indio é acusado de pedir votos pelo Twitter.

O G1 entrou em contato com a assessoria jurídica da campanha de Serra e aguarda retorno.

Na semana passada, o PT já havia entrado com ação no TSE contra o vice de Serra, mas a na última terça-feira (13), a ministra substituta do TSE, Nancy Andrighi determinou o arquivamento. Segundo ela, o partido não teria mais "legitimidade" para protocolar a a ação, uma vez que já teria pedido registro de coligação.

Segundo a nova representação, o vice de José Serra teria postado em seu microblog no dia 4 de julho frases, em resposta a seguidores, que poderiam configurar propaganda eleitoral. Em uma resposta, ele pediu voto a um eleitor. A legislação eleitoral proibia o início da campanha –incluindo pedido de votos– antes do dia 6 de julho. O MPE pede aplicação de multa ao candidato tucano, que poderia variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

"Verifica-se não se tratar apenas de alusão a candidato ou às razões para nele votar, mas de pedido de voto, nítida propaganda eleitoral por meio da rede mundial de computadores", afirmou a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau na ação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]