Os partidos de oposição na Câmara dos Deputados já começaram sua articulação após o período eleitoral e discutiram, nesta terça-feira (27), a possibilidade de apresentar uma candidatura própria à presidência da Casa, afirmou o líder do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (BA). Tradicionalmente, as presidências tanto da Câmara quanto do Senado são ocupadas por integrantes das maiores bancadas das duas Casas, mas nada impede a apresentação de candidaturas alternativas.
Segundo o líder do PSDB na Câmara, a candidatura de oposição simbolizaria o sentimento de mudança percebido na população. "É uma candidatura própria dos partidos que fazem oposição, na tese de que a Câmara tem de assegurar a sua autonomia, tem de ter compromissos firmes com a liberdade de imprensa, com a investigação dos desmandos na Petrobras", disse Imbassahy a jornalistas ao chegar ao Congresso.
"Estamos sintonizados com a vontade popular que conferiu à oposições quase que a metade dos votos", afirmou. O líder tucano esteve em um encontro entre lideranças da oposição nesta terça, do qual participaram integrantes do DEM, PPS e SDD.
Imbassahy disse que pretendia ainda conversar com o líder do PSB na Casa, Beto Albuquerque (RS), que foi o vice da terceira colocada na disputa presidencial, Marina Silva (PSB).
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Deixe sua opinião