O eixo de poder em Brasília se deslocou cerca de um quilômetro nos últimos dias, distância entre os palácios Alvorada e Jaburu, residências oficiais da presidente e do vice-presidente da República, respectivamente.
Nesta quarta-feira (13) aliados de Michel Temer (PMDB) fizeram fila e formaram até congestionamento na Via Palácio Presidencial, caminho para a residência oficial do peemedebista – e também para a residência oficial de Dilma, que fica um pouco mais à frente.
FOTOS: Conheça o Palácio Jaburu
Somente entre 15 h e 19 h, 71 carros passaram pela portaria do Palácio do Jaburu nesta quarta-feira (13). Isso significa que, neste período, entrou no Jarabu um carro a cada três minutos. No momento mais movimentado, entre 15h e 16h45, passaram pelos portões 45 carros, um a cada dois minutos.
Por volta das 17h, uma fila de seis carros fez o trânsito na avenida onde se localiza o palácio parar enquanto os seguranças liberavam a entrada. Um deputado que participou do encontro descreveu um “clima de festa” dentro do prédio. Outro disse que estavam todos confiantes na vitória nas “eleições” de domingo — confundindo-se com a votação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados.
O Palácio Jaburu
O Palácio Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1973. Possui diversas obras de arte de artistas renomados, como o próprio Niemeyer, que além da planta, também contribuiu com o design de uma poltrona marquesa, que fica logo na entrada da residência oficial.
A sala de estar conta com um painel de vidro assinado por Marianne Peretti, além de três quadros de Rossini Perez. No pátio coberto, a escultura “Leda e o Cisne”, de Alfredo Ceschiatti, divide espaço com poltronas e uma mesa de reuniões. O Palácio ainda conta com uma piscina e um jardim projetado por Roberto Burle Marx.
A principal característica do Jaburu é o fato de ser uma construção exclusivamente destinada a moradia. Os seus 4.283 metros quadrados privilegiam mais a área externa do que as áreas comuns. A construção está localizada ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e Alvorada. A residência oficial foi ocupada em 1977 por Adalberto Pereira dos Santos, vice-presidente de Ernesto Geisel. Desde então, outros seis vice-presidentes já passaram pelo Jaburu, incluindo Temer.
“Mudou a perspectiva de poder. A perspectiva de poder não está mais no Palácio da Alvorada. Está no Jaburu”, disse o deputado Marcelo Aro (PHS-MG), que participou nesta quarta-feira de uma reunião na residência do vice.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes