Uma pane no sistema de radar do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, suspendeu as decolagens no aeroporto no final da manhã deste sábado (30). A Infraero não confirma a suspensão.
De acordo com as primeiras informações, nenhum vôo parte do aeroporto, mas os pousos acontecem normalmente.
Segundo a Infraero, entre os 111 vôos programados entre 0h e 9h no aeroporto, 60 tiveram atrasos de uma hora ou mais. Quatro partidas foram canceladas e 13 foram alternadas.
No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, entre as 45 partidas programadas até as 9h, oito atrasaram uma hora ou mais e oito foram canceladas.
Por causa de neblina, Cumbica e Congonhas operam por instrumentos desde o início do dia.
O atrasos desta manhã ainda são reflexos do fechamento do Aeroporto de Congonhas por 3 horas na noite de sexta-feira (29). Por volta das 19h45 de sexta-feira, pousos e decolagens foram impedidos no aeroporto por causa de uma forte neblina. Somente às 23h10 as partidas voltaram a ser permitidas. Os vôos previstos para o período tiveram que ser cancelados ou desviados para Cumbica, na Grande São Paulo, ou Viracopos, em Campinas, a 95 km de São Paulo. Check-in ocupadoNesta manhã, a situação era tensa no Aeroporto de Viracopos. Cerca de 300 passageiros que tiveram os vôos transferidos de Congonhas se aglomeravam em frente aos balcões da Gol, reclamando de falta de informações. Alguns deles ocuparam os balcões de check-in.
De madrugada, houve tumulto e bate-boca no aeroporto. Alguns passageiros, entre eles idosos e crianças, tiveram que dormir nas salas de embarque. No início da manhã, representantes da companhia se reuniram com uma comissão de passageiros, para tentar solucionar o problema.
Em nota divulgada nesta manhã, a Gol lamentou os transtornos causados aos passageiros por causa da transferência de vôos. A empresa informou ainda que "mobilizou equipe extra em Campinas, deu assistência aos passageiros dos vôos alternados oferencendo alimentação, hospedagem e transporte e não está poupando esforços para normalizar a situação".
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas