Um panelaço marcado pelas redes sociais para 20h30 desta quarta-feira (30) já começa a registrar suas primeiras manifestações, segundo relatos. Em Curitiba, foram reportadas manifestações nos bairros Alto da XV, Jardim Botânico e Batel. Nas capitais brasileiras, os protestos já foram relatados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte.
Com a hashtag #panelaço (confira os tuítes abaixo), os posts se concentram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, alguns com registros em vídeos.
Pelas publicações, o protesto foi motivado pela decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedir urgência para votar na Casa o pacote anticorrupção aprovado pela Câmara. Isso poderia resultar em uma votação inesperada ainda na noite desta quarta-feira das medidas que foram alteradas pelos deputados - e criticadas ao longo do dia pelo Ministério Público e associações de magistrados. O pedido, no entanto, foi rejeitado em votação realizada entre os senadores.
Em São Paulo, as panelas puderam ser ouvidas em Higienópolis, Santa Cecília e Perdizes, além de bairros da zona sul não especificados pelos usuários do Twitter. No Rio, as publicações relatam panelaço na Tijuca, Gávea, outros bairros da zona sul da cidade, além de Niterói, na região metropolitana.
Usuários da rede também afirmam que o protesto é favorável à continuação da Operação Lava Jato e contra o presidente Michel Temer. “Esquerda e direita mais unidas do que nunca”, escreveu Léo Brossa, do Rio de Janeiro.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares