Vitória (ABr) A Justiça Federal realizou pela primeira vez um levantamento dos inquéritos e sentenças sobre lavagem de dinheiro no país. Os dados indicam que São Paulo tem a maior quantidade de processos, seguido de Rio de Janeiro e Paraná. Este ano, em todo país, 652 pessoas estão sendo processadas por lavagem de dinheiro e 90 delas já foram condenadas. Os números também indicam o crescimento, nos últimos três anos, de inquéritos e condenação de réus.
Os dados foram divulgados ontem durante o 3.º Encontro da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro. As informações foram levantadas pelo Conselho da Justiça Federal que durante um ano trabalhou em parceria como Ministério da Justiça. Foram analisados cinqüenta mil processos dos quais foram selecionados 10%.
"Acredito que a partir disso possamos ter um novo estímulo porque o que está sendo feito é de fato um novo incremento. Pela primeira vez, nós temos um banco de dados que nos permite aferir de uma maneira bem conservadora o que está avançando, através do único indicador confiável, quantitativo das ações penais, dos inquéritos policiais e das condenações que existem", disse o ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia