Os deputados paranaenses Dr. Rosinha e Tadeu Veneri vão aproveitar o 4.º Congresso Nacional do PT para tentar emplacar a candidatura própria do partido na eleição de 2012 para a prefeitura de Curitiba. Depois dos rumores de que uma ala do partido deseja apoiar a candidatura de Gustavo Fruet (sem partido) já no 1.º turno, os dois pré-candidatos do PT pretendem mobilizar os caciques da legenda em torno da necessidade de candidatura própria.
Rosinha e Veneri estarão atentos às discussões sobre a política de aliança do PT para 2012 e as definições sobre possíveis prévias. "É interessante sabermos como serão feitas as prévias. Mas, antes disso, é necessário que o PT decida se terá ou não candidato próprio, para depois encaminhar a situação de prévias. Não podemos jogar para os outros uma coisa que é nossa. A decisão tem que sair do próprio partido", disse o deputado estadual Tadeu Veneri, já cogitando a possibilidade de uma disputa interna dentro do PT para escolha do candidato.
Definição
Para Rosinha, é importante acompanhar a discussão nacional do partido porque é isso que irá guiar as discussões nas eleições para as prefeituras. "Essa discussão para definir as estratégias [de alianças] se dá no plano nacional, mas são elas que vão nortear alianças municipais".
O presidente do PT no Paraná, deputado estadual Enio Verri, tratou de jogar um balde de água fria na pretensão dos "companheiros". "Vamos definir os rumos para eleição de 2014. Não vamos discutir o que acontece em cada estado, em cada município. Vamos definir metas nacionais", afirmou, citando que a única certeza sobre a eleição para prefeitura de Curitiba é de que o PT não vai se aliar a PSDB, PPS e DEM. "Não tem debate regional", completou Verri.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião