Irineu Rodrigues (PPS-PR) assume nesta quinta-feira, às 15 horas, a vaga de suplente do deputado federal José Janene (PP-PR) que está em licença médica. Irineu é o terceiro da lista de suplentes da coligação PDT-PTB-PTN-PPB (atual PP) PRP-PT do B que elegeu Janene em 2002. Quando o deputado José Carlos Martinez (PTB) faleceu em 2003, Airton Roveda (PPS) foi empossado na Câmara. A recusa do ex-deputado Nelton Friedrich (ex-PDT, atual PV), segundo nome, abriu a oportunidade para o novo suplente.
Rodrigues fica na Câmara pelo menos até o próximo dia 5 de junho, quando expira o prazo do último pedido de afastamento de Janene. Mas o parlamentar licenciado pode prorrogar a permissão quantas vezes forem necessárias, sem a perda das prerrogativas como deputado salário, verbas e foro privilegiado. Portador de uma doença do coração, atestada pela Junta médica da Câmara, Janene também é réu de um processo de cassação no Conselho de Ética por estar envolvido no esquema de mensalão. Assim que volte ao cargo, os membros da comissão devem convocar Janene para depor.
Candidato a deputado federal para as eleições deste ano, Irineu vai reforçar a bancada evangélica na Câmara. Ele é presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná e, por isso, alcançou em 2002 mais votos em Curitiba e região metropolitana do que em seu reduto eleitoral, a cidade de Guarapuava.
Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo.
Leia também:
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT