Atualizado em 24/05/2006 às 21h57

CARREGANDO :)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira. Num levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", o instituto traçou quatro cenários e em todos eles o petista ganharia a disputa sem a necessidade de uma segunda votação.

Na primeira simulação, com Anthony Garotinho como candidato do PMDB, Lula teria 43% dos votos, contra 21% de Geraldo Alckmin (PSDB); 7% de Garotinho; e 6% de Heloisa Helena (PSOL). Enéas (Prona), com 3%; Roberto Freire (PPS), com 2%; Cristovam Buarque (PDT), com 1%; e José Maria Eymael (PSDC), com 1%, completariam o quadro. Brancos e nulos somaram 9%, enquanto não souberam ou não opinaram, 7%. Vale ressaltar que brancos, nulos e indecisos não são contabilizados como votos válidos.

Publicidade

Num segundo cenário, o candidato peemedebista é Itamar Franco. Lula ganharia também com 43%, deixando para trás Alckmin (21%), Heloisa Helena (7%), Itamar (6%), Enéas (3%), Freire (2%), Cristovam (1%) e Eymael (1%). Brancos e nulos (10%) e não souberam ou não opinaram (7%).

Com Pedro Simon como candidato do PMDB, Lula termina na frente com 44%, Alckmin (22%), Heloisa (7%), Enéas (3%), Freire (2%), Simon (2%), Cristovam (1%) e Eymael (1%). Brancos e nulos (10%) e não souberam ou não opinaram (7%).

Numa última simulação, sem o PMDB, Lula tem 45%, Alckmin (22%), Heloisa (7%), Enéas (4%), Freire (2%), Cristovam (1%) e Eymael (1%). Brancos e nulos (11%), não souberam ou não opinaram (7%).

A pesquisa também traçou dois cenários para o segundo turno. Contra Alckmin, o petista ganha com 52%, enquanto o tucano fica com 35%. Brancos e nulos (10%), não souberam ou não opinaram (4%).

Se o adversário for Garotinho, a vitória de Lula é com uma diferença ainda maior: 57% contra 24%. Brancos e nulos (16%), não souberam ou não opinaram (3%).

Publicidade

O Datafolha fez seis mil entrevistas em 258 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 6936/2006.

Leia também:Pesquisa CNT/Sensus mostra que Lula venceria no primeiro turno

Ataques em São Paulo influenciaram aumento do índice de rejeição de Alckmin