De acordo com uma pesquisa pesquisa Datafolha realizada na semana passada em todo o país e divulgada pela Folha de S. Paulo neste domingo, a percepção da violência explodiu entre os brasileiros e é considerada o maior problema do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa, houve um salto de 14 pontos, de 11% para 25%, no total de brasileiros que consideram a segurança/violência a área de pior desempenho do governo. O tema foi apontado de forma espontânea por 31% dos entrevistados o principal problema do país. É quase o drobro dos 16% captados em pesquisa feita em dezembro de 2006. Nenhum outro tema atinge esse patamar.
O desemprego, que figurou no topo das aflições dos brasileiros durante todo o primeiro mandato de Lula, caiu agora para segundo lugar - ele é apontado como o maior problema por 22%. O tema atingiu 49% em março de 2004, mas vem caindo desde então.
O aumento da percepção da violência entre a população coincidiu com uma queda de quatro pontos entre os que avaliam o governo Lula como ótimo/bom. A taxa caiu de 52%, em dezembro, para 48%.
A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de março, em todo o país, e ouviu 5.700 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast