Os integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em todo o país vão votar no domingo (22) para eleger a nova direção nacional do partido para o período 2010/2012. Seis candidatos disputam a presidência, ocupada atualmente pelo deputado federal Ricardo Berzoini (SP). São mais de 1,35 milhões de petistas em condições de votar nas seis chapas que disputam o comando da legenda.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, e demais lideranças petistas devem comparecer à sede nacional do PT, em Brasília, no Edifício Toufic, por volta das 11 horas, onde funcionará uma urna especial para as autoridades.
Domingo, em mais de 4 mil municípios, os petistas que se filiaram à agremiação até o dia 22 de novembro do ano passado, também estarão escolhendo os presidentes dos diretórios municipais e estaduais do partido. Para ser eleito, o candidato terá que obter os votos de 50% mais um dos votos. Se nenhum dos candidatos conseguir esse percentual haverá a disputa em segundo turno, entre os dois mais votados, no dia 6 de dezembro.
A eleição começa às 9h com previsão de encerramento às 17h. O resultado deverá sem divulgado em três dias.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada