A Petrobras informou em seu blog, nesta quarta-feira (10), que, a partir de agora, passará a divulgar os questionamentos da imprensa e as respostas que deu a eles às 0h do dia previsto para a publicação da reportagem.

CARREGANDO :)

O blog, em que a empresa diz apresentar "dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à (CPI)", gerou polêmica ao divulgar, antecipadamente, respostas a perguntas que jornalistas encaminhavam à sua assessoria de imprensa para a produção de reportagens.

"Continuaremos a dar transparência do relacionamento da Petrobras com a imprensa, a postar análises do que for publicado sobre a Companhia, respeitando todas as opiniões sem nos furtar de emitir as nossas. Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da Companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta das 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista", informou a estatal em texto publicado nesta quarta.

Publicidade

Na segunda-feira (8), em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, foi questionado sobre a divulgação de perguntas e dados de jornalistas antes da publicação das reportagens pelos veículos de comunicação.

Ele afirmou que o objetivo da ferramenta era "aumentar a transparência" da empresa e que o mercado jornalístico deverá se adaptar ao novo procedimento da estatal.

"Um blog quebra a intermediação dos meios de comunicação entre a fonte e o público. Estamos apostando num instrumento - criado num momento de intensa exposição sobre temas da Petrobras - com várias interpretações diferentes, com várias conotações distintas, matérias insinuadoras que precisam ser publicadas na íntegra. Nós não estamos dando opiniões antes", afirmou.