Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transição

PMDB está 'satisfeito' com indicados para ministério de Dilma, diz Temer

Participação garante mesma representação do partido no governo, afirmou. Ele confirmou que deixará comando do PMDB para senador Valdir Raupp

O vice-presidente eleito, Michel Temer, em evento no TCU nesta quarta | Agência Brasil
O vice-presidente eleito, Michel Temer, em evento no TCU nesta quarta (Foto: Agência Brasil)

O presidente do PMDB e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (8) que todos os candidatos a ministro indicados pelo partido já foram convidados pela presidente eleita, Dilma Rousseff. "Os candidatos apresentados pelo PMDB já foram todos convidados", afirmou.

Questionado se o partido está satisfeito com sua cota de cinco ministérios no governo Dilma, Temer respondeu afirmativamente. "Está satisfeito. O PMDB ficou do mesmo tamanho. A participação no governo Dilma que nós teremos é a mesma participação do governo Lula, de modo que houve distribuição muito equitativa e que será útil para o PMDB e para todos os partidos."

Temer se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), no início da noite desta quarta-feira.

Nesta quarta, após reunião com a presidente eleita, Dilma Rousseff, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN)disse ter sido oficialmente convidado por ela para assumir o Ministério da Previdência no futuro governo.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, também teria acertado sua ida para o ministério de Dilma, para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O senador Edison lobão é outro nome dado como certo no futuro governo, no Ministério de Minas e Energia, posto que já ocupou no governo Lula. Ele e o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, foram "anunciados" pelo Twitter pelo ex-ministro das Comunicações Hélio Costa.

Presidência do PMDB

Temer confirmou que deixará a presidência do PMDB a partir de 1º de janeiro de 2011, quando assumirá a vice-Presidência. Em seu lugar assumirá Valdir Raupp (PMDB-RO). "Eu vou me licenciar assim que assuma como vice-presidente e o primeiro vice do partido é o senador Valdir Raupp, que vai assumir".

Para que Raupp assuma, Temer vai se licenciar – e não renunciar – ao comando do partido. Na segunda hipótese seria necessário nova eleição para a função.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.