• Carregando...
Sandro Mabel: candidatura avulsa estaria desgostando a base da presidente Dilma | Luis Alves / Ag Camara
Sandro Mabel: candidatura avulsa estaria desgostando a base da presidente Dilma| Foto: Luis Alves / Ag Camara

Com apoio do PT, Sarney oficializa candidatura

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), oficializou sua candidatura à reeleição e já telefonou para líderes partidários para anunciar a decisão de concorrer novamente ao comando da Casa. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que Sarney será apoiado pelos senadores petistas.

Leia matéria completa

São Paulo - Candidato avulso à presidência da Câmara dos Deputados e sem apoio do próprio partido, Sandro Mabel (PR-GO) pode ser expulso pela legenda caso insista em manter-se na disputa. O PR (Partido da República) apoia a candidatura do petista Marco Maia (RS), nome referendado pela presidente Dilma Rousseff. E a base governista estaria preocupada com a possibilidade de Mabel conseguir crescer e surpreender Maia, conquistando o comando do Legislativo. Por isso, estaria pressionando o PR a forçar a desistência da candidatura do filiado.

O secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto (SP), disse ontem que a Executiva Nacional do partido vai se reunir na próxima segunda-feira para discutir a expulsão de Mabel. Se for expulso, ele corre o risco de perder a vaga de deputado pelo partido, pois já há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o mandato pertence à legenda e não à pessoa.

Costa Neto afirmou não ver outra alternativa ao correligionário a não ser a expulsão caso o PR feche questão sobre o apoio a Maia e Mabel resista a seguir a orientação do partido. "Na segunda-feira vamos decidir se fechamos questão e, se isso acontecer, ele vai ter de deixar o PR."

O secretário-geral do PR disse ainda que, em uma reunião realizada na última terça-feira, o Diretório Nacional do PR delegou todo o poder à Executiva Nacional para decidir se fecha ou não questão sobre a eleição na Câmara na segunda-feira. "Maia tem o apoio unânime do partido porque havia um acordo de muito antes", disse. "Agora, com essa candidatura, Mabel colocou o partido em uma situação incômoda perante todos os parlamentares", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]