• Carregando...

O prefeito de Piraquara, na Grande Curitiba, Gabriel Samaha, começa hoje a campanha "Se o IBGE não visitou a sua casa, procure a prefeitura". Ele pretende anunciar a campanha em panfletos, emissoras de rádio e até carros de som. O objetivo é garantir que, até 12 de setembro, os recenseadores, que voltaram a campo para entrevistar pessoas em casas que estavam fechadas nos últimos meses, encontrem todos os moradores. O motivo de tanto empenho é fácil de explicar: as informações preliminares apontam que a cidade tem 76 mil habitantes e Samaha acredita piamente que são mais de 100 mil.

Se o resultado final da contagem – que deve ser anunciado em 24 de setembro – não for alterado substancialmente, o impacto financeiro será grande nas contas da prefeitura. Só com do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), seriam R$ 300 mil a menos por mês. "Não sei como seria administrar a cidade sem esse dinheiro no ano que vem. Todos os planejamentos que fazemos, como a melhoria nos salários dos servidores, são baseadas na expectativa de receita", afirma.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Antônio Wandscheer, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), engrossa o coro de descontentamento com a contagem do IBGE. "As evidências são de que a contagem não mostrou a realidade." Ele conta que os prefeitos da região metropolitana estão avaliando a possibilidade de escolher uma cidade e contratar um serviço de contagem para provar que há diferença em relação aos dados apontados pelo instituto.

Os administradores baseiam suas reclamações em informações do sistema de atendimento de saúde, do cadastro de habitação, do número de ligações de água e até de eleitores como prova de que as populações são bem maiores do que mostrou a contagem. "Por dia, 25 mil pessoas deixam Fazenda Rio Grande para trabalhar em outras cidades. Se os recenseadores foram nessas casas de dia, não encontraram ninguém", lamenta Wandscheer. A prefeitura perderia R$ 1 milhão por ano, caso se confirme que existem 71 mil moradores na cidade. A estimativa era de que houvesse 90 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]