O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), anunciou ontem que a Casa vai divulgar os salários dos servidores com os respectivos nomes na internet. Maia disse que isso deve ocorrer nos próximos dias. "O sentimento de todos os Poderes é no sentido de divulgar os salários com os respectivos nomes", disse Maia. Ele ainda afirmou que a Câmara estava aguardando o posicionamento do Judiciário para que tomasse uma posição o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) determinou na terça-feira que todos os tribunais do país têm de divulgar na internet os vencimentos de seus funcionários de forma individualizada.
Os sindicatos que representam os servidores da Câmara já anunciaram que vão entrar na Justiça contra a medida. A divulgação dos salários atende à Lei de Acesso à Informação. A Mesa Diretora do Senado marcou para o próximo dia 31 de julho a divulgação. E decidiu que seguirá o modelo da Câmara.
Governo federal
Na semana passada, o Portal da Transparência, site do governo federal, passou a divulgar nominalmente os ganhos de todos os servidores do Executivo. Em maio, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff recebeu R$ 19.818,49. Ainda estão de fora os militares, cujos dados serão publicadas no mês que vem.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou