Os presidentes estaduais do PSDB, Valdir Rossoni, e do PDT, Augustinho Zucchi, reuniram-se na noite desta terça-feira (11) em Curitiba. O encontro começou por volta das 18h30 na sede do PDT, no bairro Centro Cívico, e durou cerca de uma hora. O objetivo principal da reunião foi tentar fechar uma aliança entre os dois partidos.
O comando do PSDB propõe que Osmar Dias, pré-candidato ao governo estadual, desista da candidatura e se alie a Beto Richa nas eleições de outubro. Em troca do apoio, Dias seria um dos concorrentes ao Senado dentro da coligação e o PDT ainda ganharia a vaga de vice-governador na chapa encabeçada pelos tucanos. Depois do encontro, o PDT informou que o senador paranaense esta a par da proposta e vai analisá-la.
Nesta terça-feira (11), Osmar Dias disse à Gazeta do Povo que nada havia sido concretizado. No entanto, ele disse que o pré-candidato tucano à presidência, José Serra, já fez esta proposta de aliança a ele.
Não existe um prazo para que o PDT dê uma resposta ao PSDB.
Dificuldades
Na segunda-feira (10), o senador admitiu dificuldades em conseguir alianças para as eleições, o que poderia colocar em risco a candidatura dele. "Para fazer uma campanha preciso ter uma estrutura partidária e uma estrutura logística. Estou com dificuldade para formar as duas", declarou Dias. Sozinho, o PDT tem direito a apenas 1 minuto e 29 segundos diários de propaganda eleitoral, contra 4 minutos e 10 segundos do PSDB - do ex-prefeito de Curitiba - e 5 minutos e 50 segundos do PMDB, do governador e pré candidato Orlando Pessuti.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião