O PSOL deverá apresentar uma representação contra a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. O líder do partido, Chico Alencar (RJ), está recolhendo elementos para dar base à ação e pretende procurar outras legendas em busca de apoio para a iniciativa, que pode levar à cassação da parlamentar.

CARREGANDO :)

"Estamos recolhendo elementos que fundamentem uma representação. Queremos também envolver outros partidos que tenham um mínimo de zelo pelo mandato parlamentar", disse Alencar. Ele classificou como "gravíssimas" as acusações contra a parlamentar e destacou que envio do caso pelo Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal (STF) reforçam a necessidade de uma análise da situação de Fátima pela Câmara.

Alencar destacou, porém, que busca fundamentar bem a representação para evitar um arquivamento. "A pior coisa do mundo é o Conselho arquivar porque dá um atestado de inocência, por isso precisamos ser bem criteriosos na elaboração da representação".

Publicidade

O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), destaca a dificuldade para a tramitação de processos no Conselho de Ética e sugere que diante do corporativismo da Casa é possível que o Judiciário dê uma resposta mais rápida. "Neste caso, acho que a Justiça tem capacidade de ser mais eficaz porque no Conselho de Ética o julgamento é entre pares e há muito corporativismo".