• Carregando...

Com a decisão dos deputados Chico Alencar (RJ) e Orlando Fantazzini (SP), ambos do PSOL, de renunciar a seus mandatos no Conselho de Ética, o PT - que teve seis parlamentares respondendo a processo por quebra de decoro parlamentar por envolvimendo no valerioduto - vai recuperar suas duas vagas perdidas quando Chico Alencar e Fantazzini migraram para o PSOL.

Como os conselheiros são eleitos para mandatos de dois anos, o PT não conseguiu reaver as vagas quando os dois deputados deixaram o partido, no ano passado. Mas com a renúncia dos dois, o PT passará a ter três conselheiros. Fantazzini já protocolou seu pedido de desligamento e a previsão é que Chico Alencar faça o mesmo no início da semana que vem.

Como não há mais petistas a serem julgados no colegiado, as mudanças, que enfraquecerão o grupo que tem uma postura mais dura em relação ao valerioduto, podem beneficiar Vadão Gomes (PP-SP) e José Janene (PP-PR), governistas que ainda não foram julgados pelo Conselho. Dos seis petistas que tiveram a recomendação de cassação aprovada no Conselho, apenas José Dirceu (SP) foi cassado pelo plenário da Câmara. José Mentor (SP) vai a plenário até o fim do mês.

Já a provável saída do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) devolverá a vaga ao PPS, presidido pelo deputado Roberto Freire (PE), que hoje faz dura oposição ao governo Lula. A vaga é do PPS, mas estava com Delgado desde quando o deputado integrava a bancada do partido. Os outros três parlamentares que devem deixar o Conselho são Cézar Schirmer (PMDB-RS), relator do processo contra João Paulo Cunha (PT-SP), Benedito de Lira (PP-AL) e Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Ontem, o presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), fez um apelo para que os deputados desistissem da renúncia coletiva e continuassem no órgão até o fim dos dois processos em julgamento. O caso de Janene ainda não voltou a tramitar no Conselho e está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]