Diferentes mapeamentos das bancadas de interesse feitas por órgãos que avaliam a atividade parlamentar revelam que pelo menos 14 dos 30 deputados federais do Paraná é ruralista. Os levantamentos foram feitos recentemente pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e pelo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Em ambos os casos, a definição de ruralista não significa filiação à Frente Parlamentar da Agropecuária, mas a manutenção de negócios na área (como primeira ou segunda fonte de renda parlamentar), além da defesa da elite agrícola e dos latifúndios. "É natural que um estado voltado para a agricultura como o nosso tenha essa características como essa", defende o deputado Abelardo Lupion (DEM).
Tímida
Entre os evangélicos e representantes da saúde a participação é mais tímida. Os religiosos têm apenas dois deputados do estado André Zacharow (PMDB) e Hidekazu Takayama (PSC). Já os representantes da saúde contam com o deputado Alceni Guerra (DEM) e com o senador Flávio Arns (sem partido). Além disso, outros cinco representantes do estado são presidentes ou coordenadores de frentes parlamentares.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Deixe sua opinião