Bueno, um candidato com muita experiência
Dos pré-candidatos à prefeitura de Curitiba em 2008, o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, é o que tem mais experiência em disputas eleitorais majoritárias. Ele concorreu ao cargo em 2004 e, em 2002 e 2006, tentou o pleito para o governo do estado. Para o ano que vem, o pepessista colocará seu nome mais uma vez à disposição do partido.
O deputado federal Ratinho Júnior deixou o PPS no início deste ano e ingressou no PSC com a promessa de ser, pela nova legenda, o candidato a prefeito de Curitiba. No antigo partido, ele não tinha vez. Com a mudança, ganhou ainda de presente a presidência da legenda no estado. Mas a sigla nova e o comando partidário não são os fatores que darão votos ao parlamentar. O grande cabo eleitoral dele é o pai, o apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho. Em recente pesquisa, o papai Ratinho apareceu entre as dez personalidades que mais influenciam positivamente a população brasileira.
Ratinho Júnior foi eleito deputado estadual em 2002 com a maior votação da história para a Assembléia Legislativa, obtendo mais de 189 mil votos. No ano passado, para a Câmara Federal, foi o segundo mais votado do Paraná, fazendo 205 mil votos. Atualmente, afirma estar preparado para exercer cargo no Executivo municipal. "O que falam é que não tenho experiência. Mas tenho me preparado e conto com uma boa assessoria. Ninguém governa sozinho."
O deputado afirma que, se vencesse a eleição para a prefeitura de Curitiba, a primeira ação seria cortar pela metade o número de cargos comissionados. "Cargos de confiança servem basicamente para apadrinhar lideranças políticas." Na avaliação de Ratinho Júnior, a segurança pública é uma das áreas prioritárias a ser trabalhada. "Ninguém a assume a segurança pública porque tem medo. Todos ficam jogando a responsabilidade para o governo estadual, que joga para o governo federal. Da classe A à classe D, o que se pede é segurança."
Entre as medidas propostas pelo deputado para a capital estão o aumento do monitoramento eletrônico das ruas de Curitiba, melhoria na iluminação pública e o fortalecimento da guarda municipal, que poderia vir a auxiliar as polícias civil e militar. Ele analisa ainda que Curitiba precisa de um novo projeto de urbanização, porque o atual está esgotado.
Nesse sentido, o foco estaria na implantação do metrô na cidade. "A construção de grandes avenidas tem efeito apenas paliativo. Conseguimos incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo federal uma emenda que prevê a construção de um metrô em Curitiba. O próximo passo é negociar os recurso na discussão da Lei Orçamentária Anual."
Para Ratinho Júnior, no entanto, Curitiba não está tão mal. Ele elogia, por exemplo, a assistência básica à saúde na capital. Mas acredita que ainda há problemas nos exames laboratoriais. A proposta do deputado é que os exames mais simples, como eletrocardiograma, sejam feitos nos próprios postos de saúde.