A Receita Federal encaminhou nesta sexta-feira (8) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um documento declarando que ele não retificou o Imposto de Renda deste ano, depois de surgir denúncias que usava um intermediário para pagar contas pessoais.
A notícia divulgada pelo jornal "Correio Braziliense" nessa quinta-feira (7) dizia que Renan teria feito a declaração retificadora este ano para comprovar renda suficiente para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de três anos.
A Receita encaminhou dois documentos ao presidente do Senado. Um assinado pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e outro da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Cotec). "Com relação ao CPF 110.786.854-87, não há declarações retificadoras entregues entre 1º de maio de 2007 e a presente data", consta do ofício número 1.773 de 2007, assinado por Rachid.
Corregedoria
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), pediu nesta sexta-feira (8) ao secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, explicações sobre a suposta declaração retificadora de Imposto de Renda feita pelo presidente do Senado este ano. Renan, no entanto, antecipou-se ao senador do Democratas e solicitou na quinta-feira (7) a comprovação de que não fez a retificação.
Renan entregou à corregedoria do Senado cópias dos Impostos de Renda e consta apenas uma retificação feita em 2004, nada referente a 2007.
Logo depois de a notícia do "Correio Braziliense", o presidente do Senado divulgou uma nota em que nega a informação. "É falsa a afirmação sustentada na matéria de que apresentei declarações financeiras retificadoras do Imposto de Renda após se tornarem públicos fatos envolvendo minha vida privada", consta da nota.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Revista da “direita woke” publica Karl Marx sem querer em pegadinha de crítico
Deixe sua opinião