O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente" que o segundo turno das eleições municipais, realizado domingo em trinta cidades brasileiras, "fortaleceu o processo democrático". Quanto ao resultado, afirmou: "Nós temos que respeitar, porque foi a vontade expressa pelo povo". O PT perdeu as eleições nas três capitais em que disputava o segundo turno.
Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) venceu Marta Suplicy. Em Porto Alegre, o prefeito José Fogaça (PMDB) venceu Maria do Rosário. Em Salvador, o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) bateu Walter Pinheiro. Nessas eleições municipais o PT foi vitorioso em seis capitais: Fortaleza (CE), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Vitória (ES) e Recife (PE).
Lula disse ainda durante o programa que pretende ampliar as parcerias do governo federal com as prefeituras brasileiras para projetos sociais. "Nós vamos trabalhar muito mais fortemente com os prefeitos a partir de agora para que a gente possa fazer mais políticas sociais", disse.
Lula destacou a participação das prefeituras na implementação de programas sociais do governo, como o cadastro do Bolsa Família, de responsabilidade do município. De acordo com o presidente, nessas parcerias o partido do prefeito é irrelevante. "Não quero saber a que partido político pertence o prefeito. O prefeito tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver o problema da população", argumentou.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro