O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu, nesta quinta-feira (21), liminar para que o prefeito e o vice-prefeito de Jaíba, norte de Minas Gerais, permaneçam nos cargos até o julgamento da ação cautelar apresentada ao tribunal. A decisão do TRE provocou tumulto na cidade mineira. Segundo o tenente Ricardo Rondinele Nunes Santos, comandante da Companhia de Polícia Militar de Jaíba, o desentendimento entre os adversários políticos acabou em vandalismo na prefeitura.
Na ação cautelar apresentada pelos políticos, segundo o TRE, o prefeito Sildete Rodrigues de Araújo e o vice Lanfroi Fernandes da Cruz pedem efeito suspensivo ao recurso da cassação de ambos.
A liminar concedida pelo Tribunal determina também o afastamento do segundo colocado nas eleições, Welligton Pacífico Campos de Lima, e do vice dele, Lindomar Corrêa. Os políticos já haviam assumido a prefeitura de Jaíba, segundo o presidente da Câmara Municipal da cidade, Anderson Carlos Silveira Dias.
O prefeito e o vice de Jaíba foram cassados na terça-feira (19), pela Justiça Eleitoral de Manga, a 166ª zona eleitoral do estado. A decisão considerou que houve compra de votos e doação de material de construção nas últimas eleições.
Tumulto
O tenente Santos informou que portas, janelas e móveis foram quebrados. Ele disse também que a polícia cercou o prédio da prefeitura e está reforçando o policiamento para a chegada do prefeito Sildete Rodrigues de Araújo. Ele estava em Belo Horizonte e já viajou para Jaíba.
O presidente da Câmara Municipal de Jaíba, Anderson Carlos Siveira Dias, calcula os prejuízos em R$ 500 mil.
Deixe sua opinião