Revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski inocentou nesta quarta-feira (12) Geiza Dias, gerente da agência de publicidade do empresário Marcos Valério, e a ex-diretora do Banco Rural Ayanna Tenório, da acusação de lavagem de dinheiro. Lewandoswski ainda não concluiu seu voto e precisa analisar a denúncia contra outros oito réus. O revisor justificou que não há provas contra as duas.

CARREGANDO :)

O relator do processo, Joaquim Barbosa, condenou Geiza e outros oito réus e absolveu Ayanna. Ao todo, nesta parte do processo, são denunciados 10 réus dos núcleos financeiros e publicitário.O relator acolheu a denúncia e apontou que as agências de Valério e o Banco Rural participaram de um esquema de lavagem de dinheiro usado no pagamento a parlamentares e partidos políticos.Para o revisor, no entanto, não há provas de que elas tinham envolvimento com o grupo.

O ministro disse que ela era "absolutamente subalterna" e que ganhava pouco mais de R$ 1.000. "É o salário hoje de uma empregada doméstica", diz o ministro.

Publicidade

E completou: "Quem lava dinheiro, quem pratica o crime de branqueamento de capitais, age às escondidas e não usa e-mail corporativo, não manda beijos e abraços, não se coloca a disposição para esclarecimentos adicionais", disse.Lewandowski apontou que o Ministério Público "não provou satisfatoriamente que ela tinha ciência de que estava praticando".