O governador Beto Richa (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (23) as primeiras mudanças no secretariado do governo estadual. Conforme já havia sido antecipado pela Gazeta do Povo na edição de segunda-feira (21), os deputados federais Ratinho Jr. (PSC) e Reinhold Stephanes (PSD) assumirão as pastas de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Casa Civil. Outras pastas e empresas públicas terão novos titulares a partir de amanhã. O espaço do PMDB no governo será definido apenas na semana que vem.
Segundo colocado nas eleições de 2012 em Curitiba, Ratinho assume a Sedu e sela a aproximação do PSC com Richa. Com 39% dos votos dos curitibanos no segundo turno e boas votações para deputado na região metropolitana e no interior, ele é visto como um possível candidato a vice-governador em 2014. Em seu lugar na Câmara assume Professor Sérgio (PSC), que já exerceu mandato como suplente no ano passado.
Atual titular da Sedu, o também deputado federal Cezar Silvestri (PPS) foi remanejado para a secretaria de Governo, criada nesta reforma. Ela deve absorver funções que antes eram exercidas pela Casa Civil.
A parte restante da Casa Civil será chefiada por Stephanes, que já foi ministro e secretario da Agricultura e ministro da Previdência e do Trabalho. Recentemente, o deputado disse que "em hipótese nenhuma" assumiria alguma função no secretariado, em entrevista à Gazeta do Povo.
Em seu lugar na Câmara, assume Marcelo Almeida (PMDB) que, curiosamente, foi um dos coordenadores da campanha de Ratinho Jr. para a prefeitura de Curitiba. Já o atual titular da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, assume a Diretoria Financeira da Copel. Já a secretaria de Relações com a Comunidade passará a ser ocupada por Ubirajara Schreiber, dirigente do PSB estadual.
Pessoas com deficiência
Quem também ingressa no secretariado de Richa é o vereador de Curitiba Zé Maria (PPS). Ele assumirá a pasta de Direitos das Pessoas com Deficiência, também criada nessa reforma. O vereador, que é militante da causa, abre espaço para que Renata Bueno (PPS) reassuma sua cadeira na Câmara. Filha do deputado federal Rubens Bueno (PPS), ela não conseguiu se reeleger e ficou com a primeira suplência do PPS.
Serão efetuadas mudanças, também, em algumas empresas do estado. O ParanáPrevidência passará a ser presidido por Jorge Sebastião de Bem, atual secretário de Administração. Em seu lugar, entra Dinorah Portugal Nogara. Já Fernando Ghignone, atual presidente da Sanepar, irá para a Copel. Antonio Hallage comandará a empresa de águas possivelmente, apenas por alguns meses, já que o PMDB teria interesse neste posto.
PMDB
A reforma no secretariado acabou sendo feita "em dois tempos". Um dos principais motivos para as mudanças era, justamente, a abertura de mais espaço para o PMDB na administração estadual. Entretanto, o governador e o partido não conseguiram definir exatamente qual seria essa participação. A expectativa é que o fechamento da reforma seja anunciado na segunda-feira (28).
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Deixe sua opinião