O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), afirmou nesta quinta-feira que, diante da inexperiência de Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) na área de agricultura, o desempenho do parlamentar gaúcho no comando do ministério dependerá muito da montagem da equipe. Mendes Ribeiro Filho substituirá Wagner Rossi, que pediu demissão após uma série de denúncias.
"Ele (Mendes Ribeiro) não tem obrigação de saber tudo. O desempenho vai depender da montagem da equipe. Se ele tiver a capacidade de escolher bons técnicos que o possam auxiliar poderá se sair bem", disse Moreira Mendes. O presidente da frente ruralista destacou as habilidades políticas do novo ministro na sua atuação na Câmara. "Ele é experiente, habilidoso um construtor de soluções. Ele é muito jeitoso, isso pode ajudar", afirmou.
Apesar de oposicionista, Moreira Mendes fez ainda uma defesa de Rossi. Afirmou que o ex-ministro foi um "grande parceiro" do setor e destacou a atuação de Rossi na tramitação do Código florestal. Sobre as denúncias, Moreira Mendes observou que os questionamentos estavam afetando a capacidade de gestão do ministério.