A Pólis Propaganda e Marketing, empresa fundada em 2002 por João Santana e sua esposa Mônica Moura, destaca em seu site que é “a mais vitoriosa empresa de marketing político do Brasil”.
LAVA JATO: Acompanhe notícias sobre a Operação
O portfólio da Pólis inclui entre os seus trabalhos de sucesso as últimas três campanhas presidenciais petistas e as vitórias de candidatos esquerdistas em El Salvador (2009), República Dominicana (2012), Angola (2012) e Venezuela, na campanha de Hugo Chávez em 2012.
Lava Jato chega a marqueteiro do PT, se aproxima de Dilma e vai investigar Lula
Leia a matéria completaA empresa também atuou nas campanhas petistas de Fernando Haddad (2012) e de Marta Suplicy (2008) em São Paulo e de Gleisi Hoffmann (2008) para a prefeitura de Curitiba. Santana ajudou ainda Delcídio do Amaral (PT-MS) a chegar ao Senado em 2002.
Mas a relação mais próxima com o partido começou em 2005, quando o principal marqueteiro da legenda, Duda Mendonça, acabou envolvido no mensalão. Santana, que já havia sido sócio de Mendonça, foi chamado então para atuar na reeleição do ex-presidente Lula.
Santana também contribuía com a gestão Dilma Rousseff (PT) como seu conselheiro político. Foi o cabeça publicitária de programas como o Minha Casa Minha Vida e criou a marca “Brasil, país rico é país sem pobreza”, em 2011, sobre a qual teria “doado” ao governo seus direitos de autor, além da concepção da campanha “Brasil Sem Miséria”.
Dois anos depois, ele ajudou a petista no seu pronunciamento oficial diante das manifestações de junho pelo país. Ultimamente, andava afastado de Dilma.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião