Pressionado por um grupo de senadores favoráveis ao fim do voto secreto no plenário, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), marcou para a próxima quarta-feira a votação da PEC do Voto Aberto. Essa proposta de emenda constitucional acaba com o voto secreto para a cassação de mandato de parlamentares. Pelo texto, o voto continua fechado no caso de aprovação de autoridades.
A motivação é o processo de quebra de decoro parlamentar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), devido a sua ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. No entanto, mesmo que seja aprovada pelo Senado, dificilmente a proposta valeria para o caso do senador goiano, já que ainda tem de ser votada pela Câmara dos Deputados.
Desde a semana passada, um grupo de senadores pressiona Sarney para colocar a PEC em votação. Ontem, os senadores pediram oficialmente ao presidente do Senado para incluir a matéria na pauta. O grupo também vinha se revezando em discursos no plenário para pressioná-lo.
O movimento a favor da votação da PEC foi deflagrado pelo líder do PSDB, o senador Alvaro Dias (PR), autor da proposta. Ele ameaçou obstruir as votações em plenário até que Sarney colocasse em pauta a PEC. Para o senador Pedro Taques (PDT-MT), o voto fechado esconde o "medo e a pressão" a que são submetidos senadores para salvar colegas. "A questão não é salvar ou não o senador Demóstenes, mas fugir da sua responsabilidade. Quem quiser absolver, que absolva", afirmou.
Além de Dias e Taques, os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Paulo Paim (PT-RS), Pedro Simon (PMDB-RS) e Cyro Miranda (PSDB-GO) integram o grupo favorável ao fim do voto secreto no parlamento.
Para entrar em vigor, a PEC tem de ser aprovada em dois turnos pelo plenário do Senado, com apoio de pelo menos 60% dos senadores (49 de 81), e passar por outras duas votações na Câmara, onde necessita dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião