Se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, o candidato do PSDB Aécio Neves teria 46,8% das intenções de voto dos paranaenses e ficaria em 1.º lugar na disputa no Paraná. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, o 2.º lugar no estado seria de Marina Silva, que aparece com 17,9% das intenções de voto.
Nesse cenário, o presidente Lula (PT) chegaria apenas ao terceiro lugar com 14,9%. Segundo a pesquisa, 4% dos paranaenses votariam no presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). O senador Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 2,8% dos votos.
“O resultado de presidente ainda é o recall da campanha passada, em que o Aécio venceu bem no Paraná. E o fato da gestão da Dilma estar mal avaliada favorece ainda mais”, avalia o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.
O cenário favorável ao PSDB no Paraná muda se o candidato tucano for o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O tucano ficaria em segundo lugar, com 26,8% das intenções de voto no Paraná, atrás da candidata Marina Silva, que teria 28% dos votos.
Nesse novo cenário, o ex-presidente Lula continuaria em terceiro lugar, mas dessa vez com 16,9% das intenções de voto. Segundo Hidalgo, isso mostra que o voto não é do PSDB, mas de Aécio. Nesse segundo cenário Cunha também sobe na pesquisa. O presidente da Câmara teria 6,11% dos votos. Caiado chegaria aos 3,2%.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião