As receitas dos municípios, estados e União tendem a se recuperar ao longo dos próximos meses. A avaliação é do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que participou nesta quarta-feira (8) da reunião mensal da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. O encontro é fechado imprensa.
"Os efeitos da crise [financeira internacional] foram concentrados em um determinado período e aos poucos a arrecadação de todos os entes [da Federação] deve voltar a ter o crescimento esperado", afirmou o secretário, após sair da reunião.
Segundo o secretário, as desonerações feitas pelo governo federal são no sentido de evitar uma perda de atividade econômica e emprego. Para Augustin, há tributos estaduais e municipais que podem passar a ter desempenho melhor no médio prazo devido s desonerações que estimulam a atividade econômica.
Augustin afirmou que o governo federal estuda medidas para atender, principalmente, municípios de menor porte que enfrentam dificuldades financeiras. O secretário não adiantou quais medidas serão tomadas.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Morte de empresário ligado ao PCC escancara ruptura e suspeitas de corrupção policial em São Paulo